cover
Tocando Agora:

Sistema Alto Tietê supera meta de chuva em junho pela primeira vez desde 2020

Represa do Rio Jundiaí, Taiaçupeba, no Alto Tietê José Antônio de Assis/TV Diário O Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) registrou 31,2 milímetros de c...

Sistema Alto Tietê supera meta de chuva em junho pela primeira vez desde 2020
Sistema Alto Tietê supera meta de chuva em junho pela primeira vez desde 2020 (Foto: Reprodução)

Represa do Rio Jundiaí, Taiaçupeba, no Alto Tietê José Antônio de Assis/TV Diário O Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) registrou 31,2 milímetros de chuva nesta terça-feira (23) e atingiu a meta de abastecimento prevista para junho. ✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp O volume acumulado no mês chegou a 57,2 milímetros, superando a marca esperada mesmo antes do fim de junho. Leia também Inverno no Alto Tietê deve ter temperaturas acima da média com El Niño Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), essa é a primeira vez que o volume acumulado em junho supera o nível de chuva esperado para o período desde 2020. O resultado chama atenção porque junho costuma ser um dos meses mais secos do ano na região. Confira: Entre os reservatórios do sistema, a represa Ponte Nova, localizada entre Biritiba-Mirim e Salesópolis, registrou o maior volume de chuva, com 31,4 milímetros. Já a represa Paraitinga teve o menor índice, com 25,6 milímetros. 🔎 O índice de chuva em milímetros registrado pelo Spat é calculado com base na média de chuva medida em todas as represas que integram o sistema. Chuva nas cidades As cidades do Alto Tietê também registraram volumes elevados de chuva nesta terça-feira (23). De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, cinco municípios tiveram acumulados superiores a 50 milímetros. Ferraz de Vasconcelos liderou o ranking, com 60 milímetros de chuva. Suzano, Itaquaquecetuba e Poá registraram 58 milímetros cada. Leia também Tempo em Mogi das Cruzes: frente fria traz chuva e frio de inverno Mogi das Cruzes acumulou 50 milímetros de chuva. Já Biritiba-Mirim registrou 41 milímetros, e Guararema, 33 milímetros. Alerta da Defesa Civil A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o sistema Defesa Civil Alerta, utilizado para o envio de mensagens emergenciais à população, continua com o acesso suspenso após o disparo de alertas falsos em diferentes regiões do país. Segundo o órgão, a suspensão foi determinada pela Defesa Civil Nacional, responsável pela gestão da plataforma. A medida foi adotada para permitir o avanço das investigações e a implementação de melhorias na segurança do sistema. Mesmo com a suspensão da ferramenta, a Defesa Civil estadual informou que manteve o monitoramento das condições meteorológicas durante as chuvas que atingiram São Paulo entre terça-feira (24) e quarta-feira (25). Os alertas e orientações à população foram divulgados pelos canais oficiais do órgão. Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fale Conosco